Notebookcheck Logo

Teaser
Subimos a 1.838 metros para colocar dois smartphones de última geração em uma comparação de fotos: Quem conseguiu capturar melhor a impressionante paisagem montanhosa dos Alpes da Baviera, o Sony Xperia 1 VI ou o Motorola Edge 50 Ultra?

Com 1.838 metros, a Wendelstein, perto de Rosenheim, é considerada uma das mais belas montanhas panorâmicas dos Alpes da Baviera. E com uma das mais antigas ferrovias de cremalheira em atividade na Alemanha, a subida também é espetacular.

Não é preciso dizer que esse destaque não é adequado apenas para entusiastas de montanhas e fãs de tecnologia ferroviária, mas também para comparar dois smartphones: afinal, as vistas espetaculares que se tem de lá chegam até o Grossglockner, na Áustria, a igreja mais alta da Alemanha, uma caverna profunda que pode ser percorrida até bem dentro da montanha e um observatório no cume.

Então, calçamos nossas botas de montanha e seguimos para Brannenburg, para a estação do vale do Wendelsteinbahn, onde nosso teste estava programado para começar. Mas antes, vamos dar uma olhada nos dois smartphones que nos acompanharão nesse teste.

Observação: se o seu navegador exibir imagens HDR, os dados necessários serão armazenados apenas nas imagens do telefone Motorola. Isso pode resultar em uma representação diferente das imagens, sendo que as imagens da Sony parecem ter um contraste significativamente menor e ser muito mais escuras. Fizemos uma comparação direta sem HDR para nossa avaliação. Agradecemos a Alexander H., do fórum, pela dica.

Partimos para vistas maravilhosas e para cavernas pouco iluminadas com um Sony Xperia 1 VI e um Motorola Edge 50 Ultra.

Fatos e uma primeira comparação

Nossos dois candidatos de teste são os seguintes:

• O Sony Xperia 1 VI é o atual modelo principal desse fabricante, que tem vários recursos bastante incomuns para um smartphone de ponta: Ele é equipado com um conector de 3,5 mm, um leitor de cartão microSD e um botão do obturador da câmera. Falando em câmeras: Além de um sensor Exmor T de 48 megapixels, a Sony também equipou o telefone com uma lente telefoto de 12 megapixels com zoom óptico de até 7,1x. Sua câmera grande angular também apresenta uma resolução de 12 megapixels e tem um campo de visão de 123°. As lentes foram refinadas em colaboração com a Zeiss. De acordo com a Sony, desta vez ela também se esforçou para melhorar as funções automáticas do telefone e, ao mesmo tempo, várias opções profissionais estão disponíveis no software da câmera para ajudar os usuários a personalizar suas fotos. O Sony Xperia 1 VI podia ser encontrado por cerca de US$ 1.170 no momento do teste.

• Vamos comparar o smartphone da Sony com o Motorola Edge 50 Ultra que - por cerca de US$ 1.000 - é um pouco mais barato. O senhor precisa fazer algumas concessões no que diz respeito ao processador, pois ele não usa o SoC topo de linha da Qualcomm - em vez disso, ele apresenta o Snapdragon 8s Gen 3. Por sua vez, ele foi equipado com uma enorme capacidade de armazenamento de 1 TB, portanto, o senhor pode perdoar o fato de ele não ter um leitor de cartão microSD. Sua lente de zoom periscópio tem uma resolução de 50 megapixels, ou seja, uma resolução um pouco maior do que a do smartphone da Sony após o binning de pixels. No entanto, ela só tem um zoom óptico de 3x. O sensor da câmera principal vem da Omnivision e tem uma resolução de 64 megapixels.

Começamos nossa comparação assim que chegamos à estação de trem do vale e fotografamos os trens coloridos da ferrovia Wendelstein, que nos levaria até a montanha em instantes. Ambas as lentes capturaram bem a luz dramática nesse dia nublado, quando o sol rompeu as nuvens e iluminou a paisagem ao redor. A foto tirada com a Sony Xperia 1 VI parece um pouco mais vívida no geral, com contrastes mais claros e cores mais fortes. Mas essa é apenas a primeira foto. Em seguida, subimos até o Wendelstein para fazer outras comparações.

A primeira visão distante

O passeio em uma das ferrovias de cremalheira mais antigas da Alemanha oferece vistas espetaculares. Entretanto, devido aos solavancos e ao fato de as janelas não poderem ser abertas, é quase impossível comparar fotos durante a viagem. Assim, esperamos até chegarmos ao platô de visitantes, onde pudemos ter nossas primeiras vistas distantes e tomar um refresco.

Ambos os candidatos ao teste exibiram uma vista espetacular do vale: o Sony Xperia 1 VI iluminou muito melhor os prados das montanhas e as rochas em primeiro plano, mas as nuvens apareceram mais difusas do que no Motorola Edge 50 Ultraonde elas mostraram mais contraste.

Sony Xperia 1 VI

Demos a volta e olhamos para o topo do Wendelstein, onde a Universidade Ludwig Maximilian de Munique tem um observatório. Bem à nossa frente estava a pousada com seus bancos para caminhantes cansados - afinal, os senhores também podem subir o Wendelstein a pé, se quiserem.

Em uma foto grande angular, foi possível perceber que o Motorola Edge 50 Ultra tem um campo de visão significativamente maior. A Sony provavelmente corta a imagem para ocultar as distorções causadas por sua lente grande angular nas bordas. Se esse for o caso, o software da Motorola faz um ótimo trabalho ao eliminar essas distorções, pois não é possível ver nenhuma distorção nessa foto, apesar do grande campo de visão.

No entanto, se o senhor ampliar um pouco as fotos, poderá ver que a câmera da Sony tira fotos muito mais detalhadas e, por exemplo, a placa do bar parece muito mais nítida. Os contornos, como o poste listrado de vermelho e branco no cume, também são muito mais nítidos na foto tirada com o telefone da Sony e não parecem artificialmente afiados.

Sony Xperia 1 VI

Série de zoom na cabana da montanha

Agora é hora de examinar mais de perto os recursos de zoom das duas câmeras e, para isso, encontramos uma cabana em um prado na montanha abaixo e atrás da trilha da ferrovia. Deve-se observar que a qualidade de imagem um pouco nebulosa se deve às nuvens que passam.

Começamos com o smartphone da Motorola: Enquanto a foto com grande angular oferece uma visão geral muito boa, a foto sem zoom usando a câmera principal mostra a cabana muito mais perto. O senhor pode tirar ótimas fotos no Motorola Edge 50 Ultra com zoom de até 5x, e a cabana é muito fácil de reconhecer. Depois disso, o zoom digital é usado: Embora a foto ainda pareça boa com o zoom de 20x, os detalhes são claramente perdidos quando o zoom é aumentado para 50x. Com uma ampliação de 100x, a imagem parece borrada.

Como substituto dos binóculos, é muito útil poder chegar tão perto. No entanto, para fotografia real, a qualidade do zoom máximo é muito baixa para ser realmente útil.

Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 0,5x (ângulo ultra-amplo)
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 1x (câmera principal)
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 5x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 10x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 20x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 50x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 100x

Nesse aspecto, a Sony mostra seu profissionalismo e não permite artifícios como um zoom digital excessivo. Ele para na ampliação de 21x, o que equivale aproximadamente a uma ampliação digital de 3x, considerando o zoom óptico de 7,1x.

Ainda assim, o telefone da Sony não faz um trabalho particularmente bom no pós-processamento das fotos, mesmo que o senhor remova o véu da nuvem. Mesmo com uma ampliação de 5x, a foto parece menos detalhada do que a da Motorola. Com o zoom máximo, ou seja, 21x no Sony Xperia 1 VI, a foto da Motorola parece muito mais tangível e mais nítida em comparação.

Sony Xperia 1 VI - zoom de 0,5x (ângulo ultra-amplo)
Sony Xperia 1 VI - zoom de 1x (câmera principal)
Sony Xperia 1 VI - zoom 2x
Sony Xperia 1 VI - zoom de 5x
Sony Xperia 1 VI - zoom de 10x
Sony Xperia 1 VI - zoom de 21x

Aventuras em cavernas

Fomos até a entrada da Wendelstein Cave, nas proximidades. Essa caverna leva às profundezas da montanha e deveria ter sido capaz de nos dar uma boa impressão de como as câmeras dos smartphones lidam com situações difíceis de iluminação. O ar úmido no interior da montanha representou um desafio adicional para nós e para as lentes das câmeras.

Durante a descida dos 82 degraus escorregadios, demos meia-volta e fotografamos a entrada da caverna com as duas câmeras. Enquanto o smartphone da Motorola lidou com a situação de forma muito neutra, a câmera da Sony criou uma coroa de luz com as cores do arco-íris ao redor da entrada. Essa foi certamente a imagem muito mais espetacular, mas o Motorola Edge 50 Ultra naturalmente se aproxima mais da impressão real da situação.

Sony Xperia 1 VI

Entramos ainda mais na caverna. Lá, descobrimos a armadilha fria - a entrada natural da caverna cujas condições climáticas especiais significam que ainda pode haver neve lá, mesmo no verão. Decidimos fazer uma segunda série de zooms da escuridão da caverna até a rocha do lado de fora.

O celular Motorola tirou boas fotos nessas condições difíceis, mas seus níveis de zoom digital muito potentes se mostraram praticamente inúteis nessa situação.

Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 0,5x (ângulo ultra-amplo)
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 1x (câmera principal)
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 5x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 10x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 20x
Motorola Edge 50 Ultra - zoom de 100x

O telefone da Sony apresentou menos otimização de HDR em distâncias focais baixas e retratou o céu fora da caverna apenas como uma luz brilhante. Ao aproximar o zoom, no entanto, ele lidou muito melhor com contrastes fortes: a rocha do lado de fora foi mostrada com muito mais detalhes. Assim que o zoom digital entrou em vigor, a qualidade da imagem caiu drasticamente novamente.

Sony Xperia 1 VI - zoom de 0,5x (ângulo ultra-amplo)
Sony Xperia 1 VI - zoom de 1x (câmera principal)
Sony Xperia 1 VI - zoom 2x
Sony Xperia 1 VI - zoom de 5x
Sony Xperia 1 VI - zoom de 10x
Sony Xperia 1 VI - zoom de 21x

Mais para dentro da montanha

À medida que avançávamos na caverna, tiramos uma foto com pouca luz. O telefone da Sony mais uma vez mostrou sua nitidez superior de detalhes e retratou contrastes mais altos. Embora o telefone da Motorola também tenha iluminado bem suas fotos, ele produziu uma imagem muito mais plana, com menos contraste e menos detalhes.

Sony Xperia 1 VI

Quando chegamos à "cúpula", a parte mais profunda e acessível da caverna, fizemos um vídeo comparativo com os dois smartphones em Full HD e a 30 fps. Novamente, as condições de iluminação eram obviamente difíceis e os senhores podem ver que o foco automático em ambos os telefones inicialmente causou alguns problemas.

Os dois telefones também tiveram problemas com a iluminação LED tremeluzente da cruz, pois nenhum deles tem um sensor antiflicker como o do Honor Magic4 Propor exemplo. No geral, porém, as gravações de vídeo ficaram boas, mesmo com pouca luz.

Foto em close-up no prado da montanha

Saímos novamente e observamos mais de perto uma flor em um prado na montanha.

Na verdade, gostamos muito mais da foto tirada com o celular Motorola nesse caso, pois ela focou melhor e iluminou a imagem muito melhor.

Fotos adicionais Motorola Edge 50 Ultra

Fotos adicionais Sony Xperia 1 VI

Veredicto - O jogador versátil versus aquele que faz acontecer

Não é apenas a Samsung ou a Apple que oferecem bons telefones com câmera - os senhores também podem tirar ótimas fotos com smartphones menos comuns. Nossa viagem aos Alpes provou que o Sony Xperia 1 VI e o Motorola Edge 50 Ultra são ambos muito bem equipados para vistas espetaculares.

No entanto, os dois smartphones têm focos muito diferentes: Embora seja muito importante para a Sony dar aos fotógrafos o máximo de influência possível sobre a composição da imagem - mesmo no modo automático -, a Motorola executa tudo automaticamente, se desejado, e oferece um pós-processamento significativo das imagens em poucos milissegundos.

Além disso, a Sony se esforçou para aprimorar seu modo automático e conseguiu uma nitidez de imagem realmente excelente em suas fotos. Infelizmente, isso nem sempre foi consistente, o que significa que, muitas vezes, o usuário terá que experimentar um pouco com o Xperia 1 VI até obter a foto perfeita. Mas quando funciona, as fotos são realmente excelentes.

O Motorola Edge 50 Ultrapor outro lado, é um bom equipamento versátil que oferece um pouco mais de flexibilidade graças à sua área de zoom maior e ao ângulo de visão mais amplo ao tirar fotos ultragrande angular. O senhor pode ver nas fotos que o telefone da Sony apresenta uma faixa de zoom óptico ainda maior, enquanto o zoom digital do telefone da Sony falha completamente.

Se o senhor gosta de experimentar e não precisa do melhor resultado na primeira vez que tira uma foto, o Sony Xperia 1 VI pode tirar fotos excelentes e extremamente nítidas de cadeias de montanhas. O Motorola Edge 50 Ultra, por outro lado, demonstra ser mais flexível.

Nós nos divertimos muito tirando fotos com esses dois celulares no platô e na caverna Wendelstein. Infelizmente, o dia estava muito nublado para que pudéssemos ter uma visão realmente distante. Provavelmente levaríamos o celular da Motorola conosco em nossa próxima viagem às montanhas, por ser mais versátil - mesmo que o Xperia 1 VIseja muito bom em termos de nitidez, excelente reprodução de cores e amplas possibilidades.

Please share our article, every link counts!
> Análises e revisões de portáteis e celulares > Análises > Análises > Comparação de fotos de smartphones: Dois concorrentes com câmeras topo de linha em um cume alpino
Florian Schmitt, 2024-08-13 (Update: 2024-08-15)